
Acervo e Memória
Sobre o acervo
Esta seção, intitulada Acervo e Memória, é dedicada a organizar e difundir o acervo de documentos do Mestre Barba Branca e dos grupos Grupo de Capoeira Angola Cabula e Folha do Cajueiro Capoeira Angola. A organização dos acervos foi financiada pelo EDITAL nº 002/2022 PRÊMIO CAPOEIRA VIVA SALVADOR ANO III da Fundação Gregório de Mattos, contemplada como uma das etapas do projeto “Brotou Coco da Raiz: o legado de Mestre Barba Branca”.
As fontes documentais que compõem essa seção, correspondem, sobretudo, ao acervo pessoal do Mestre Barba Branca, disponibilizado ao GCAC por seus familiares após seu falecimento. O conjunto é composto por fotos, áudios e vídeos que registram a trajetória do Mestre Barba Branca na Capoeira, e também por documentos pessoais, laborais, anotações, textos opinativos, desenhos, cartas pessoais, dentre outros.
O acervo que está digitalizado foi dividido em três grandes seções. A primeira delas é intitulada Acervos Pessoais dos Mestres e foi dividida em três pastas que correspondem aos acervos pessoais do Mestre Barba Branca e Mestre Saúva (mestres do GCAC) e do Mestre Olhos de Anjo (mestre do Grupo Folha do Cajueiro Capoeira Angola).
A segunda seção do Acervo e Memória é intitulada Grupo de Capoeira Angola Cabula e é dividida a partir dos diferentes países onde o GCAC possui sede - Brasil, França, Argentina e Uruguai. As pastas da França, Argentina e Uruguai são divididas pelos respectivos núcleos em cada cidade onde o GCAC se localiza (Lyon, Grénoble e Ardèche na França, Montevidéo no Uruguai e Buenos Aires na Argentina).
A pasta GCAC Brasil está dividida em duas: a primeira intitulada “Mestre Barba Branca” e possui todos os documentos do período em que o mestre coordenou o grupo, desde a sua fundação até seu afastamento em 2018 por motivos de saúde - essa pasta foi dividida em oito períodos que marcam os diferentes momentos da história do GCAC. A segunda pasta em GCAC Brasil é intitulada “Mestre Saúva” e contempla os documentos do grupo a partir de seu trabalho enquanto Mestre, e, posteriormente, na coordenação do GCAC, de 2016 até a atualidade.
A terceira e última seção do Acervo e Memória é intitulada Associação Brasileira de Capoeira Angola e corresponde ao acervo que o Mestre Barba Branca possuía da ABCA, sobretudo registros fotográficos do período em que esteve como presidente desta associação.
As subpastas finais de todas as seções são divididas a partir dos diferentes suportes de cada documento: audiovisuais - contemplando áudios e vídeos -, fotos - contemplando os registros fotográficos - e documentos - que contemplam os demais documentos que compõem aquela determinada seção.
A organização e disponibilização do acervo do Mestre Barba Branca é parte de um projeto de resgate, valorização e preservação da história e da memória a respeito de um dos grandes mestres da Capoeira Angola da atualidade. Mestre Barba Branca, com toda sua dedicação, sabedoria e amor pela Capoeira, construiu um importante legado e destinou sua vida à preservação dos saberes tradicionais ligados a esse patrimônio brasileiro, internacionalmente reconhecido. Através deste acervo, esperamos que o público possa conhecer e aprender sobre a importância a respeito deste legado.
Esta é uma seção dinâmica e em constante aperfeiçoamento. O primeiro esforço de seleção e organização do acervo deverá ser constantemente aprimorado para que informações como datas, personagens das fotos, locais, possam ser futuramente melhor identificadas e estejam disponíveis ao público.
Por fim, conforme dito anteriormente, muitos dos documentos do acervo de Mestre Barba Branca são de caráter pessoal e, por isso, nem todos foram disponibilizados para livre acesso por meio virtual. O catálogo poderá, no entanto, ser consultado para fins de pesquisa mediante autorização do GCAC e assinatura de termo de compromisso, através de solicitação por meio do endereço gcacmundo@gmail.com.
